sábado , fevereiro 24 2018
Home / Saúde / Hemonúcelo receberá doações de sangue durante o carnaval

Hemonúcelo receberá doações de sangue durante o carnaval

O Hemonúcelo Regional do Hospital Universitário São Francisco (HUSF) receberá doações de sangue durante o Carnaval Família/2018. O único dia do período que não haverá recepção a doadores será na terça-feira, 13 de fevereiro. Na avaliação da direção do Hemonúcleo, os hospitais com bancos de sangue têm uma baixa signi­ficativa no estoque, em torno de 20% a 30%.

Um dos motivos do afas­tamento dos doadores é a quantidade de festas e feria­do prolongado. Atualmente, no Brasil, são coletadas por ano, em média 3,5 milhões, de bolsas de sangue. Cada hemocentro do país tem sua própria capacidade de esto­que e de atendimento aos voluntários.

Como é vedada a comer­cialização de sangue pela Lei 10.205, de 23 de março de 2001, é necessário que haja cada vez mais doadores compromissados e solidários para manter os estoques nos hemocentros dentro do pa­drão desejado.

A maioria das doações ocorre de forma espontânea. Em cada doação são retira­dos, em média, 450 mililitros de sangue. Quantidade que não afeta a saúde do doador e a sua recuperação é imediata após o ato.

A do HUSF informou re­centemente que no Hemonú­cleo a coleta varia entre 400 e 500 bolsas de sangue por mês para abastecer 11 hos­pitais da região. Podem doar sangue pessoas com idades entre 16 e 69 anos. Menores precisam de autorização dos pais. Pesar mais de 50 quilos; estar descansado; não estar em jejum, mas ter feito uma alimentação leve; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas; grávidas não podem doar, assim como as mulheres que estão amamen­tando ou que tenham passado pelo parto ou aborto há menos de 3 meses; não estar com febre, gripe ou resfriado; não ter recebido transfusão de sangue nos últimos 12 meses; não ter antecedentes de He­patite, Doença de Chagas ou Sífilis; não ter comportamento de risco para AIDS, nem ser usuário de drogas; aguardar 1 ano para a doação após tatuagem ou piercing.

Os homens podem doar a cada 60 dias e no máximo quatro doações no período de um ano e as mulheres podem doar a cada 90 dias e no má­ximo três doações no período de um ano.

Mais informações no Hemo­núcleo Regional de segunda a sábado, das 7h30 às 13h00, telefone: (11) 2490-1240.

A cada doação pelo menos três vidas são salvas com a utilização dos hemoderivados
A cada doação pelo menos três vidas são salvas com a utilização dos hemoderivados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *