terça-feira , setembro 18 2018
Home / Coluna da Gazeta / Frase: ”Mesmo desacreditado e ignorado por todos, não posso desistir, pois para mim, vencer é nunca desistir” (Albert Einstein)

Frase: ”Mesmo desacreditado e ignorado por todos, não posso desistir, pois para mim, vencer é nunca desistir” (Albert Einstein)

Paulo Alberti Filho

REINVENTAR

Os especialistas em mídia impressa afirmam que o veículo (jornais e revistas) que não se reinventar terá uma sobrevida mais curta diante do avanço tecnológico acelerado. Uma definição óbvia que tira do comodismo aqueles que acreditam que o jornal impresso não perecerá.
A maioria dos jornais está agonizando não só por força e facilidades da mídia eletrônica, sobretudo pela política econômica e falta de mão de obra especializada, que não é barata.
A velocidade da informação atualmente é a velocidade da luz. Conjugar o jornal em papel com o eletrônico é uma alternativa de sobrevivência que todos buscam, mesmo acreditando que o papel tem data de validade.
A estrutura industrial para produzir jornal impresso é gigante diante de um computador e de um jornalista que bastam para produzir e veicular conteúdo.
Os que resistem a modernidade perecerão, ou poderão ser reduzidos à insignificância imposta pela tecnologia cibernética.

ABRIL

Em abril a Gazeta Bragantina entrará no seu 33º ano de fundação. Para marcar a data está sendo finalizado um novo projeto gráfico conjugado com a mídia eletrônica que possibilitará a veiculação de conteúdo diário pelo site e pelas redes sociais e a edição impressa poderá ser reduzida a periodicidade semanal com conteúdo mais robusto em formato e distribuição diferentes da atual.
Muitos jornais e gráficas pelo país estão fechando as portas ou reduzindo periodicidade porque o mercado ainda está mergulhado na crise, ou ainda porque não migraram de forma constante para a internet. Vamos seguir acreditando e nos reinventando.

LULA LÁ?

Depois dos pronunciamentos da presidente do STF e da procuradora geral da República durante a abertura do ano jurídico, que enfatizaram o cumprimento da lei da ficha limpa e da prisão após condenação colegiada em segunda instância, o ex-presidente Lula dificilmente escapará da cadeia. Mesmo assim lidera as pesquisas entre os presidenciáveis. É a banana comendo o macaco.

CARNAVAL

Segundo carnaval do atual mandato do prefeito Jesus e do vice Amauri, promete reeditar o sucesso de outras administrações de ambos. Embora o clima do país não esteja muito favorável para carnaval, o povo não arreda pé de suas tradições e com certeza Bragança ficará mais alegre durante a festa de Momo.

ACESSIBILIDADE

O tema ainda preocupa comerciantes da cidade pela rigidez do TAC assinado pelo ex-prefeito Jango com o Ministério Público. A par desse TAC, outro fator que ninguém está atentando, nem a Prefeitura que deveria fiscalizar, é a dificuldade que o pedestre tem em trafegar por inúmeras calçadas do centro e de alguns bairros.
Tem calçadas onde o pedestre precisa caminhar pela rua porque no meio do caminho encontra obstáculos sobre o passeio e até escadas com até cinco degraus. Quem padece mais são os idosos e os portadores de necessidades especiais.

PROBLEMA CRÔNICO

A questão das enchentes da rua Luigi Picarelli, no Jardim Santa Helena, parece que ainda está longe de ser decidido definitivamente pelo Poder Judiciário, mesmo com a sentença proferida no dia 23 de janeiro que determinou o desfazimento das obras de aterramento ilegal e indevido de represamento das águas na propriedade de João Rubens Valle (Posto Capivarão). É que ainda deve caber recurso nas instâncias superiores e isso poderá demorar mais alguns anos, além dos 40 que a situação vem se arrastando.
Por outro lado a Prefeitura e a Sabesp começaram executar obras de substituição da tubulação de águas pluviais e esgoto, o que pode ensejar o cumprimento da sentença do juiz da 2ª Vara Civil, Dr. Frederico Lopes Azevedo. Certamente a Prefeitura deverá mandar a conta para o réu.

CÂMARA

Os 19 vereadores da Câmara Municipal voltam ao trabalho na próxima terça-feira, 6, depois de mais de 40 dias de férias. Durante esse período ninguém notou a falta dos nobres edis que desapareceram da mídia e alguns deles, da cidade.
Pelo menos um vereador, o Mário B. Silva (SDD), tem sido visto constantemente pelas ruas da cidade e da zona norte visitando problemas e ouvindo a população.

REFLEXÃO: SALMOS- 33:1-22

1 Regozijai-vos no SENHOR, vós justos, pois aos retos convém o louvor.
2 Louvai ao Senhor com harpa, cantai a ele com o saltério e um instrumento de dez cordas.
3 Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo.
4 Porque a palavra do Senhor é reta, e todas as suas obras são fiéis.
5 Ele ama a justiça e o juízo; a terra está cheia da bondade do Senhor.
6 Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca.
7 Ele ajunta as águas do mar como num montão; põe os abismos em depósitos.
8 Tema toda a terra ao Senhor; temam-no todos os moradores do mundo.
9 Porque falou, e foi feito; mandou, e logo apareceu.
10 O Senhor desfaz o conselho dos gentios, quebranta os intentos dos povos.
11 O conselho do Senhor permanece para sempre; os intentos do seu coração de geração em geração.
12 Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo ao qual escolheu para sua herança.
13 O Senhor olha desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens.
14 Do lugar da sua habitação contempla todos os moradores da terra.
15 Ele é que forma o coração de todos eles, que contempla todas as suas obras.
16 Não há rei que se salve com a grandeza dum exército, nem o homem valente se livra pela muita força.
17 O cavalo é falaz para a segurança; não livra ninguém com a sua grande força.
18 Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia;
19 Para lhes livrar as almas da morte, e para os conservar vivos na fome.
20 A nossa alma espera no Senhor; ele é o nosso auxílio e o nosso escudo.
21 Pois nele se alegra o nosso coração; porquanto temos confiado no seu santo nome.
22 Seja a tua misericórdia, Senhor, sobre nós, como em ti esperamos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *