quinta-feira , novembro 15 2018
Home / Colunas

Colunas

A velha guerra verbal do PT

“O pau que nasce torto não tem jeito, morre torto”. O popular ditado cai bem nesse momento sobre a cabeça dos dirigentes do PT. O novo governo nem começou e o Partido dos Trabalhadores volta ao palanque com seu verbo ácido e mal humorado, a confirmar o velho lema que …

Ler na integra

Moro super ministro: Elites bandidas estão perplexas ou enfurecidas

Moro imitou o célebre juiz espanhol Baltazar Garçon (aquele que mandou prender Pinochet): deixou a magistratura para ocupar um superministério no governo. Muita gente censurou duramente sua decisão. Cuida-se, de fato, de uma operação de alto risco, mas que pode dar bom resultado para o País. Nós queremos limpeza na …

Ler na integra

A predominância da face sobre o reverso

A vitória do conservador e militar reformado Jair Bolsonaro (PSL) sobre o professor petista Fernando Haddad repercutiu, sobremaneira, em todo o mundo, por causa da agressiva polarização vistas nas eleições deste ano e da derrocada da esquerda, que estava no poder, há décadas. O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, …

Ler na integra

Do “Impeachment” às eleições do último domingo

Para o petismo, a retrospectiva 2016/2018 não poderia ser pior: o ícone Lula está condenado, preso e responde a vários processos graves; Dilma sofreu “Impeachment” e não foi eleita senadora pelo Estado de Minas Gerais; agora, Fernando Haddad perdeu as eleições para o Ex-Capitão do Exército e Deputado Federal Jair …

Ler na integra

Corrupção e educação: preocupantes ausências no primeiro discurso

Que prosperem a verdade, o emprego, o controle fiscal, o empreendedorismo e a liberdade. Que venha um governo constitucional e democrático, que respeitará as leis. Tudo isso faz parte da esperança geral do povo brasileiro e está presente no primeiro discurso do presidente eleito, de 73 linhas, 7 parágrafos e …

Ler na integra

O governo Bolsonaro

Este texto sai um pouco antes do resultado do pleito deste domingo, estando, portanto, sujeito às intempéries do clima eleitoral, à gangorra das pesquisas de intenção de voto e aos ventos contrários que o Senhor Imponderável das Neves costuma soprar quando nos visita. As repetidas sinalizações das pesquisas mostram não …

Ler na integra

Dia dos Mortos

O calendário brasileiro reserva o dia 2 de novembro para “os finados”. É o feriado do “Dia de Finados” ou “Dia dos Mortos”. É dia de lembrar e/ou reverenciar os mortos. Assim, ontem, alguns reverenciaram seus entes queridos que “já partiram” enquanto outros oraram pela alma dos que “se foram”. …

Ler na integra

Halloween e a Reforma Protestante

Na próxima quarta-feira, 31, serão comemoradas a “Festa do Halloween” (Dia das Bruxas) e o “Dia da Reforma Protestante”. De um lado estão àqueles que desconhecem os ensinamentos bíblicos e brincam com aparência do mal. Do outro, àqueles que creem na Bíblia como única regra de fé e prática. A …

Ler na integra

ELEIÇÕES CIBERNÉTICAS

A popularização dos “smartphones” e da Internet impactou, violentamente, as eleições de 2018. O fenômeno já havia sido sentido, anteriormente, nas eleições de 2016, mas foi potencializado, nas de 2018, quase a termo, pois estamos às portas do sufrágio final, com relação aos cargos de presidente e governadores. As adesões …

Ler na integra

Pontos fora da curva

É bom repetir: o pleito deste ano quebrou paradigmas, mostrou que o eleitor sabe votar, castigou quem refugava a ideia de comparecer ao confessionário e, sobretudo, elevou ao alto o conceito da cidadania ativa, que mostra o intenso desejo do cidadão de participar, de modo autônomo, do processo civilizatório. Dito …

Ler na integra