terça-feira , setembro 18 2018
Home / Colunas

Colunas

Mudança de hábitos de consumo

É impressionante como a relação do homem com os bens materiais vem se modificando, nos últimos tempos. No passado recente, a aquisição de bens imóveis tinha por objetivo a tão almejada estabilidade financeira. Eram chamados “bens de raiz”, que deveriam passar dos pais para os filhos, por várias gerações. Notadamente …

Ler na integra

Mais emoção ou mais razão?

A cinco semanas do pleito, nuvens pesadas continuam a empanar o cenário. Ainda não enxergamos os atores do palco no segundo turno, mas dá para distinguir traços que poderão influenciar a decisão final do eleitor, a começar por duas alavancas que mexem com o sistema cognitivo: a razão e a …

Ler na integra

Eleições 2018

O dia das eleições está chegando. Em 07 de outubro estaremos exercitando o direito de votar. É o dia em que nós, como cidadãos, estaremos selando os rumos do país, do estado e também da cidade em que vivemos para os próximos quatro anos, com consequências futuras. Apesar das muitas …

Ler na integra

Pedras sobre o judiciário

A esta altura, já se pode dizer que haverá um grande derrotado no pleito deste ano: o Judiciário. Seja quem for vitorioso – um candidato das margens da direita, da esquerda ou do centro – a administração da Justiça no Brasil sairá com manchas em seus corpos, pertençam eles aos …

Ler na integra

Independência é morte

No dia de ontem o Brasil comemorou 196 anos de independência. Os festejos aconteceram por todo o país, mas já não são os mesmos de anos atrás. Recordemos o motivo das comemorações do “Dia da Independência” voltando um pouquinho no tempo. Dom Pedro I, príncipe regente do Brasil, filho de …

Ler na integra

Os três tipos de campanha

A partir de 31 de agosto, estaremos submetidos, durante 35 dias, a uma bateria de mensagens de cunho eleitoral, que se desdobrarão em três vértices: a) a glorificação de candidatos, com ênfase no potencial do “EU” e slogans de arremate: eu fiz, eu faço, eu farei; b) a demonização do …

Ler na integra

Dia Nacional de Combate ao Fumo

Sem nenhum alarde por parte da imprensa, quer falada, escrita, televisiva ou midiática “comemorou-se” na última quarta-feira (29) o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A data, instituída em 1986 pela lei nº 7488, foi criada com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do …

Ler na integra

Importância do Tiro de Guerra – formador de cidadãos

No último domingo, às 09h00min, estive presente à solenidade de juramento à Bandeira Nacional, no Tiro de Guerra de Bragança Paulista. A emoção foi grande, pois o retorno aquele prédio se deu depois de 32 anos de minha formatura como atirador. Na minha época eram 80 atiradores, divididos em dois …

Ler na integra