Ao lado do Diretor da E M Dr. Jorge Tibiriçá, Sérgio Luis Morais, prefeito Jango dá boas vindas aos alunos do fundamental
O ano letivo para alunos do Ensino Fundamental (EF) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) começou ontem com o total de 9.169 matriculados. Conforme esclareceu a secretária municipal de Educação, Marilene Aguirre, 23 escolas urbanas e 24 rurais acomodam 8.868 alunos em dois turnos (manhã e tarde para fundamental), além de 301 alunos do EJA (período noturno).
614 professores estão nas salas de aulas do EF, sendo que 560 já pertenciam à rede municipal, 20 são municipalizados e 34 trabalham no EJA. Dos 50 diretores que serão admitidos por concurso público realizado em novembro, 47 estão atribuídos e três providenciam os documentos para regularizar suas situações e serem nomeados. Das 50 diretoras que ocupavam tais cargos e que foram exoneradas, 42 retornaram para seus cargos de origem e oito delas, que possuem os cursos de administração escolar e supervisão, foram designadas para exercer o cargo de supervisoras. Outros 456 professores que lecionam nas escolas de Ensino Infantil retornaram ontem e participam das sessões de formação e serviços, mesmo com o início das aulas marcado para o próximo dia 18 de fevereiro.
A secretária Marilene Aguirre ressaltou ainda que nessas escolas um novo procedimento será adotado no corrente ano e que consiste no trabalho executado pelas pajens (com formação em docência) e que contará também com a participação de uma professora nos grupos de crianças de quatro meses a um ano, com a finalidade de efetuar acompanhamento e desenvolvimento de outras atividades.
Em relação à Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma campanha será desenvolvida com o objetivo de estimular a procura pela alfabetização, com a possibilidade de criação de turmas no período diurno e na zona rural.
O prefeito João Afonso Sólis (Jango) visitou algumas escolas de EF que iniciaram suas atividades para dar boas vindas aos alunos. Na Escola Municipal “Dr. Jorge Tibiriçá”, Jango foi recebido pelo diretor Sérgio Luís Morais, que informou o funcionamento do tradicional educandário em dois períodos, com 12 classes em cada turno.