Carnaval 2013: Prefeito adianta subvenção para as escolas de samba e apresenta programação

Prefeito Fernão Dias entregou a segunda parcela de subvenção

O prefeito Fernão Dias (PT), acompanhado da vice Huguette Theodoro (PTB), realizou ontem em seu gabinete a entrega dos cheques com os valores da  segunda parcela de subvenção do carnaval 2013, em reunião com os representantes das escolas de samba. Cada escola do grupo especial recebeu um cheque no valor de R$30 mil. Ao grupo de acesso foi pago o valor de R$12 mil.

A antecipação da segunda parcela, prevista anteriormente para ser entregue na próxima semana, contribui com a organização final das escolas de samba. “Para os presidentes das escolas, a verba antecipada vai otimizar os trabalhos nos barracões e as confecções finais das alegorias”, conforme afirmaram os presidentes da Mocidade Julio de Mesquita, Luiz Carlos Pelego, e da Império Jovem, Marco Leitão. Ambos aproveitaram para agradecer ao prefeito pela preocupação em manter a boa tradição do carnaval bragantino.

O prefeito ressaltou a importância do carnaval para o município. “O carnaval é um evento muito importante em nossa cidade e este ano vamos iniciar o resgate da tradição bragantina em sempre proporcionar grandes festas à população. Estamos empolgados e com a certeza de que faremos uma festa à altura do que merece Bragança Paulista, uma festa de todos”, disse.

Faltando uma semana para as festas, a nova gestão pouco alterou a estrutura utilizada em edições anteriores do carnaval. Algumas melhorias na Passarela Chico Zamper, porém, foram feitas de imediato, como afirma o secretário de Cultura, Noy Camilo. “A estrutura do carnaval deste ano será basicamente igual a do ano passado. O que preparamos para 2013 foram algumas melhorias, como cobertura em toda a arquibancada. Serão 200 metros lineares totalmente fechados”, diz.

Na organização, o secretário explica ainda as contratações emergenciais feitas para reorganizar, em duas semanas, um dos principais eventos do ano. “Quando nossa administração assumiu (no dia 26 de janeiro), tivemos que lidar com uma série de problemas e com o cancelamento dos eventos já agendados pela gestão anterior. Retomamos o projeto e demos sequência às atrações mais importantes para não deixar a população sem carnaval. A demanda por um serviço mais ágil exigiu contratações emergenciais, amparadas pelo nosso departamento jurídico”, explica. Quanto à quantidade de jurados, tempo do desfile e localização das cabines, não houve nenhuma alteração. A doação de 1kg de alimento não perecível na portaria será opcional e todos os eventos serão gratuitos.

A Secretaria de Cultura informa, ainda, que parte da programação precisou ser repensada. Na sexta-feira, dia 8, não haverá nenhuma atração. A medida foi estudada e aprovada pela nova administração, que busca cortar gastos neste início de mandato. Ao contrário do grupo que assumiu a Prefeitura no início de janeiro, a proposta do ‘Carnaval Tradição’ é conciliar custo e proporcionar um evento de qualidade, sob um orçamento significativamente mais viável.

 “Bragança Paulista tem por tradição um dos melhores carnavais da região, mérito das escolas e da população empenhada em fazer um bom carnaval. É isso o que vamos trazer para 2013, gastando pouco e oferecendo um evento seguro e divertido a toda a cidade”, diz Noy Camilo.

PROGRAMAÇÃO- A Prefeitura divulgou a grade completa da programação que ocorre entre os dias 9 e 12 de fevereiro. Com atrações que se iniciam no sábado, dia 9, o evento aposta na diversidade de público a conta com atrações em praças, bairros e clubes da cidade.

Desfiles- Os desfiles se iniciam no sábado e vão até o dia 12, sempre a partir das 18h30. A exceção é o dia 11, reservado ao show especial do grupo de micareta Kixabeira, na praça de alimentação. As escolas integrantes do Grupo de Acesso Gaviões de Ouro, Caprichosos Saada Nader Abi Chedid e Fraternidade não disputarão o carnaval.

Apuração- No dia 13, ocorre a apuração do carnaval, no Ginásio de Esportes Dr. Lourenço Quilici. O horário marcado para o início do evento é 14h.

Portarias e identificação- Com o intuito de reforçar a segurança e diversão do público, haverá credenciamento de todos os maiores de idade que comparecerem ao evento. Serão quatro portarias de acesso ao espaço, próximas a pontos estratégicos, como: Supermercado União, Supermercado Russi, Rodoviária Nova e Escola Municipal Professora Antonietta de Oliveira Lisa. Todo adulto que passar pela portaria terá de usar uma pulseira, o que lhe garante  livre acesso à passarela e o consumo de bebidas alcóolicas na praça de alimentação. Não será permitida a entrada sem este acessório. Quanto aos menores, a entrada só será autorizada em companhia dos pais ou responsáveis, devidamente credenciados.  Em caso de acompanhadas de parentes e amigos, será necessária a apresentação de uma autorização assinada por um responsável, de preferência reconhecida em cartório. Importante também que os pais tenham em mãos os documentos da criança, como RG ou Certidão de Nascimento.

Bebidas Alcóolicas- Não será permitida a entrada de nenhum folião que esteja portando bebida alcóolica. Isopores para armazenar cerveja, coolers, latas e outros serão barrados na portaria. O consumo está liberado na praça de alimentação, desde que o comprador esteja utilizando a pulseira de credenciamento. Dentro do espaço da passarela do samba está proibida a venda de bebidas e similares em embalagens de vidro, segundo o Decreto 1.579.

 Carnapraça- Aos foliões adeptos das marchinhas, a primeira atração especial ocorre no sábado, 9. A festa acontece diariamente na praça Raul Leme. No bairro Planejada I haverá também o Carnabairro, na avenida Deputado Virgílio de Carvalho Pinto/Planejada I, no dia 10, a partir das 15h.

BAILE DA MELHOR IDADE- No Centro Cultural Geraldo Pereira (antigo Matadouro), na Praça Cel. Jacinto Osório, no dia 10, a partir das 22h.

Leia Também:

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

*



%d blogueiros curtiram isso: